A Fundação Iberê Camargo de Álvaro Siza, localizada em Porto Alegre, e o 1111 Lincoln Road de Herzog & de Meuron, situado em Miami, acabam de ser eleitas as obras vencedoras do primeiro Mies Crown Hall Americas Prize (MCHAP).
O MCHAP foi criado pelo Illinois Institute of Technology (IIT) em Chicago para reconhecer as melhores obras construídas nas Américas. Como apontou Kenneth Frampton quando os finalistas foram anunciados em Santiago, Chile, os Prêmios MCHAP representam a primeira vez que uma prêmio de arquitetura foi abordado não de maneira transatlântica e horizontal, mas verticalmente por todas as Américas.
Embora inicialmente o júri buscasse selecionar apenas uma obra do período entre 2000 e 2013, os jurados sentiram que ambos os projetos representavam "uma forma incomum e expressiva de expor a estrutura", e dividiram o período de 13 anos em duas etapas. A Fundação Iberê Camargo foi selecionada como vencedora do período entre 2000 e 2008, ao passo que o estacionamento de uso misto de Herzog & de Meuron foi o vencedor do período entre 2009 e 2013. Os dois projetos vencedores foram selecionados entre um total de sete finalistas pelo júri composto por Jorge Francisco Liernur, Sarah Whiting, Wiel Arets, Dominique Perrault, e Kenneth Frampton.
Saiba mais sobre os projetos vencedores, a seguir.
A Fundação Iberê Camargo - primeiro projeto de Siza no Brasil - foi construída para abrigar a coleção do pintor brasileiro Iberê Camargo. "Seja pela relação pessoal de Siza Vieira com o Brasil ou pela avidez de seu cliente, a resistência do terreno torna essa obra forte em todos os sentidos", disse Arets durante a escolha du júri.
“Esculpido em uma montanha, e a uma curta distância do mar, esse edifício maciço e de poucas aberturas apresenta um ethos ambíguo, complexo e rigoroso. A implantação do projeto foi criada com respeito pela natureza através da inserção de um bastião para as artes; isso criou um local "encontrado" e então transformado em um grande destino... A estratégia da Fundação Iberê Camargo de criar um vazio interno e externo através de um dispositivo técnico resultou num cenário único onde os visitantes são confrontados com a arte de Camargo. Suas rampas cobertas - desconectadas da exposição - contam com pequenas janelas que enquadram vistas tanto do mar como do skyline de Porto Alegre."
1111 Lincoln Road de Herzog & de Meuron
Concluído em janeiro de 2010, o 1111 Lincoln Road é um antigo banco transformado em uma estrutura de estacionamento com uso misto que inclui residências e espaços comerciais, além das vagas para os veículos. "É um edifício icônico; um protótipo de uma estrutura metropolitana exposta onde a infraestrutura urbana é um componente integral do edifício", comentou Arets sobre o projeto.
"A estrutura superdimensionada, sem uma fachada cerrada, convida programas imprevistos e se dispõe a acomodar as condições do entorno dentro de um contexto de experiências panorâmicas. Planejado para seu contexto site-specific, o projeto remete a intervenções na cidade natal de seus arquitetos - Basileia... A jornada através dessa edificação em espiral é um evento em si. O edifício se tornou um destino pela antecipação de um futuro imprevisível - e esta é uma empreitada ambiciosa."
Reveja os sete finalistas e nossa cobertura completa do MCHAP aqui.